[Washington, USA] Transporte para Washington

Nas duas vezes que estive em Washington foram “esticadas” de viagens para NYC. E acho que vale MUITO à pena fazer isso.

É prático, rápido e pode ser econômico. Washington é uma cidade muito interessante e raras vezes é o destino direto de brasileiros (não é verdade?). Então é uma ótima oportunidade.

Para chegar lá partindo de NYC (e o mesmo se aplica de outras cidades como Philadelphia, Boston, que são relativamente perto) existem 4 opções: vôo doméstico, carro, trem ou ônibus.

Eu não vejo como a opção de vôo ser mais vantajosa. Não é mais barata e definitivamente não é mais rápida. No preço, além da passagem, tem que se considerar as taxas aeroportuárias e deslocamentos para aeroporto. No tempo, tem que se considerar: deslocamento para o aeroporto tanto na partida como chegada, antecedência de check-in, o vôo em si. Eu descartaria e descartei.

Carro, pode ser interessante pela viagem em si mas certamente não será mais barato. A diária do carro não será barata já que envolve estados diferentes e os estacionamentos dentro de Washington não são baratos e tão práticos. Ou seja, na soma, caro. Também não utilizei a opção.

A viagem de trem entre cidades e até estados nos Estados Unidos é algo que funciona muito bem. É agil, as estações (ao menos as que utilizei) são confortáveis e bem localizadas. A viagem de trem é relativamente rápida, segura e confortável. O preço justifica. Porém, para Washington eu não utilizei. Isso porque fui em uma dica bem mão de vaca que eu acho que compensou em todas as vezes.

Fui de bus!

Existem umas linhas de ônibus diferenciadas que fazem umas rotas estabelecidas e que oferecem viagem confortável a baixo custo. Quanto a ser confortável, em minha experiência, depende. Não é terrível mas também não é um mar de rosas. Quanto ao custo, isso sim, vale MUITO. E aí a viagem fica mais confortável, certo?

Pelo que sei são 3 empresas que oferecem serviço semelhante: BOLTBUS, MEGABUS e TRIPPER. Não utilizei a última, então me concentro nas primeiras.

Para se ter uma idéia, na primeira vez que fui paguei $14,00 USD (Boltbus) para ir e $10,00 USD para voltar (Megabus). Na segunda, paguei $12,00 USD para ir (de lá fui para outra cidade).

Os ônibus oferecem conexão WI-FI, o que se torna algo muito interessante para um viajante. A viagem não é curta mas também não é longa o suficiente para pirar e dá para dar uma cochilada, mandar emails, telefonar no skype.

Os horários são variados e cada empresa sai e chega de um ponto marcado tanto em NYC quanto Washington. Garantir um bom preço no ticket dependerá da antecedência que se compra e do horário pretendido.

Minha comparação sempre foi com o ônibus e resolvi arriscar comparando os valores e tempos.

Não me lembro dos valores exatos das passagens de trem que pesquisei na ocasião mas os valores (que também alteram conforme a antecedência) tinham algo a ver com uns $ 120,00 USD para o trem mais rápido (cerca de 2 horas) e uns $ 70,00 USD para o outro (cerca de 3,5 horas).

Aí foi aquilo. Colocando na balança uma economia total de mais de $ 100,00 USD para, em tese, chegar apenas 1 hora mais cedo, resolvi encarar.

As experiências foram bastante diferentes e, principalmente, em função da frequência da viagem, o que não tem como prever. Já viajei em ônibus lotado, vazio, com pessoas tranquilas e com uma família indiana que cheirava tão mal que até hoje eu tenho ânsias de lembrar. Fiquei com a impressão de que os ônibus da MegaBus são melhor higienizados.

Mas a economia valeu? Sim, muito! Utilizaria de novo? Sem a menor dúvida!

Não é perrengue de forma alguma e, no mínimo, é uma boa oportunidade de presenciar a rotina americana.

Sites úteis:

http://www.amtrak.com

https://www.boltbus.com

http://www.megabus.com

9 comentários sobre “[Washington, USA] Transporte para Washington

  1. Priscila disse:

    olá, boa sua informacao. Farei a viagem a WAS. Estava em duvida o que seria mais vantajoso, se compraria a passagem SP-WAS e a volta WAS-SP ou entao NY-SP. Pelo seu post talvez a melhor opcao seria ir e voltar por WAS?

    Curtir

    • Oi Priscila!
      Olha, eu acho q depende muito qual é o seu foco principal. Se o seu destino principal é Washington, acho que a economia teria que ser muito grande para valer à pena ir para NY e de lá Washington. No meu caso, das vezes que fui, eu estava sediada em NY.
      No final das “contas”, é uma questão justamente de “conta”. Você tem que avalair a diferença de preços entre as passagens. Tb. Tem isso. No meu caso, as passagens de NY eram bem mais baratas, então não tinha mesmo pq pensar em outra hipótese.
      De todo modo, vale considerar que é super acessível o transporte entre as cidades. Se estiver com muita bagagem, tvz o trem seja mais cômodo (vc consegue passagens por uns 70usd cada trecho), e se sua bagagem for prática (uma mAla grande é tranquilo), o ônibus é imbatível em termos de preço.

      Curtir

  2. Gláucia! disse:

    Olá!
    Encontrei o seu blog porque estou pesquisando sobre dicas e opiniões de transporte para Washington. Estou pensando em comprar passagens da Megabus por causa do preço, mas fiquei com receio, já que o ponto de partida é na rua e não dentro de um terminal ou rodoviária. Gostaria de saber se você achou o local com facilidade e se o ônibus faz alguma parada ao longo do caminho.
    Desde já agradeço.

    Curtir

    • Olá Gláucia,

      Olha, geralmente esse tipo de ônibus (MegaBus, BoltBus etc) não param em terminal rodoviário mesmo, em nenhum dos destinos, inclusive NY. Eles param em locais tipo uns estacionamentos gigantes ou em pontos demarcados em ruas com menos movimento. Todos os locais de onde eu já peguei esses ônibus (tanto MegaBus quanto BoltBus) são muito fáceis de achar. A primeira coisa que você verá será justamente uma fila! Rs. E também costuma existir algo como uma placa e funcionários da empresa.
      Fique tranquila porque tanto é fácil como seguro. A única coisa chata é se chover… Lembro que no ponto de embarque no MegaBus em Washington tinha um toldo bem grande montado.
      Se puder ajudar em algo mais, me diga…
      Boa sorte.
      (E desculpe-me a demora em responder…)

      Curtir

      • Gláucia! disse:

        Oi. Obrigada pelo retorno.
        Eu ainda estou na dúvida, pois o preço da Megabus é mesmo tentador … rsrss
        Se eu comprasse a passagem hoje, por exemplo, pagaria apenas US $3.00 !!!!
        Pelo menos agora já sei que posso confiar no local de embarque. Valeu pela atenção.

        Curtir

  3. Rosana disse:

    Olá, viajarei para NY em Julho e pretendo faze bate-volta para Washington de trem. Chegando lá qual o melhor meio de locomoção entre os pontos turísticos?

    Curtir

    • Olá Rosana,
      Bem, se por bate e volta você quer dizer um ou dois dias eu sugeriria pegar um bus desses hop-on hop-off…
      Isso porque embora esses pontos turísticos não estejam tão longe assim, também não estão muito próximos e dependendo do calor é um tanto sofrido percorrer essas distâncias. Me chamou atenção você mencionar que vai em julho, pois nessa época já estará BEM quente. É estafante sem necessidade.
      Quando fui da primeira vez fui e voltei no mesmo dia e fiz o percurso andando (obviamente algumas coisas mais longe não visitei). Olha… foi fácil não, hein? No final do dia eu estava morta e com uma marca da roupa que só saiu completamente no verão seguinte! Rs.
      Eu sou bem fã de fazer os caminhos a pé, sabe? Mas recolheço que depende da quantidade de calor e do que você vê no meio do percurso. Lá, eu realmente penso que o bus de city tour ajuda. Se for ficar pelo menos dois dias, sugiro deixar um dia para fazer esse tour e outro só para museus… Aí você aproveita bem as duas coisas e no dia dos museus ainda tem a oportunidade de andar um pouco por você mesma.
      Para todos os demais deslocamentos o metrô atende super bem.
      Há um tour que visita os monumentos de noite, são iluminados.
      Não deixe de ir a Georgetown, se couber no seu tempo de viagem e também no Jardim Botânico.
      O Museu do Holocausto é BEM pesado, mas imperdível. Isso também faz parte do conhecimento que absorvemos em viagens, né? Mas, por ser pesado, sugiro planejar algo leve ou alegre para depois, para digerir…
      Boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário